sexta-feira, 27 de fevereiro de 2015

04/40 – ISAQUE

Significado: Ele riu
Presente no Livro dos Gênesis e no Alcorão


























Ele é o único filho de Abraão e Sara e foi concebido quando seu pai tinha cerca de 100 anos. Também é o único dos três patriarcas que não mudou de nome e nem deixou Canaã.

No livro do Gênesis, o significado de seu nome é justamente por causa da reação de Abraão que ao prostrar seu rosto acabou rindo quando Elohim disse que o Senhor concederia um filho a ele e sua mulher Sara que já eram bem idosos. E Sara era estéril. Mais tarde, quando tr~es mensageiros do Senhor apareceram a Sara, ela riu consigo mesma diante do cenário apresentado.

Isaque nasceu e foi circuncidado no oitavo dia de nascimento, conforme o Senhor ordenara ao seu pai. Zombado pelo irmão mais velho, Ismael, enquanto mamava, Isaque foi defendido por sua mãe que ordenou que Agar, a mãe de Ismael, fosse embora juntamente com ele. Abraão hesitou, mas convenceu-se.

Isaque quase foi sacrificado por Abraão através da ordem do Senhor, mas como provou fidelidade e obediência, o anjo celeste impediu o ato que ocorreria no Monte Moriá. Era um teste de fidelidade e não um sacrifício propriamente dito.

Quando tinha 40 anos, Isaque foi presenteado com uma mulher que foi buscada pelo criado Eliezer por ordens de Abraão. Rebeca tinha dificuldade para gerar e achava ser estéril. Isaque rezou e Rebeca concebeu gêmeos – Esaú e Jacó. Segundo consta, Isaque tinha predileção por Esaú e Rebeca por Jacó. Ele tinha 60 anos quando os filhos nasceram.

Após a morte de Abraão, Isaque mudou-se para Beer-lahai-roi , onde ficou pouco tempo por causa da fome que assolou o lugar. Foi para o território filisteu de Gerar. Cego, ele foi enganado por seu filho Jacó que tomou a benção de Esaú e tornando-se assim, herdeiro.

Morreu aos 180 anos, sendo o Patriarca que mais tempo viveu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário